O que é Branding e qual sua importância
Dentro do cenário das marcas atualmente o que mais uma empresa necessita essencialmente é se diferenciar dos demais concorentes e agregar valor a marca em seu posiconamento no mercado.
A importância do branding é mais do que construir uma marca e sim adaptar o contexto de seu serviço, empresa ou produto em todas as formas de veiculação sendo que o termo existe ha muito tempo antes que o marketing digital fosse desenvolvido. Para isso existem formas de como atribuir o branding em sua criação tais como Identidade visual, manual da identidade visual, canais e conteúdo.
Esta estratégia deve ser pensada a longo prazo pois as estratégias de marketing devem estar de acordo com a dimensão da marca e o potencial na mente dos consumidores.
A gestão do branding deve ser concreta e todos os veículos disponíveis e quais são os melhores que fazem sucesso imediato por exemplo um banner no google ou uma veiculação no youtube como a promessa da marca e seus atributos para então reter um forte posicionamento que entende-se o seu mercado, o que seus consumidores precisam e querem.
A partir daí, olhar para dentro da sua empresa e entender como seu produto consegue se fazer presente e relevante nesse cenário. A identidade visual é o primeiro passo na construçao de uma marca no universo digital e engloba muitos caminhos para este propósito sendo que cores, tipografia, icones, simbolos e ilustrações.
O posicionamento envolve os valores da marca que é o que determina a importancia da marca, sendo através deles que ela espera se conectar com o público.
Entre os fatores podemos citar o tom de voz: define a maneira de se dirigir às pessoas, se mais formal ou descontraída, linguagem concretizar a sensação de identificação do público os canais de comunicação que melhor representam a personalidade da marca e o conteúdo que é a escolha da mensagem transmitida neles deve atender aos valores e à personalidade da marca.
Aqui você pode consultar algumas ferramentas que irão te ajudar na construção de sua identidade visual.
Icones simbolos e ilustrações
https://isometric.online/
https://icons8.com/illustrations
https://www.ls.graphics/illustrations
https://www.ls.graphics/illustrations
https://www.openpeeps.com/
http://pictor.webflow.io/
https://www.shapefest.com/
https://sapiens.ui8.net/
https://mixkit.co/free-stock-art/
https://www.humaaans.com/
Ai vão alguns sites de tipografia onde você encontra para novas inspirações na web
https://www.dafont.com/pt/
https://www.fontsquirrel.com/
http://www.1001fonts.com/
https://fonts.google.com/
https://www.alphabettes.org/
https://medium.com/@aletradela
https://www.c-a-s-t.com/articles/
https://commercialclassics.com/journal
https://www.youtube.com/c/DiaCr%C3%ADticobr
https://www.youtube.com/c/DiatipoBr/videos
https://donserifa.substack.com/
https://soundcloud.com/visualmente/sets/entreletras
https://fontreviewjournal.com/
https://fontsinuse.com/?filters=staff-picks-only
https://frerejones.com/blog
Sugerimos Uma boa maneira leitura para absorver o significado de branding
Entre os livros estão
1 – A Vaca Roxa, de Seth Godin
2 – Confissões de Um Publicitário, de David Ogilvy
3 – Contágio – Por Que As Coisas Pegam, de Jonah Berger
4 – A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres
5 – As 22 Leis Imutáveis do Marketing, de Al Ries e Jack Trout
6 – Marketing de Permissão, de Seth Godin
7 – Palavras que Funcionam: Não é o que Você Diz, é o que as Pessoas Ouvem, de Frank Luntz
8 – A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
9 – Todos os Homens do Rei, de Robert Penn Warren
10 – Marketing 3.0 – As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano, de Philip Kotler
11 – A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom
12 – Buzz: Marketing de Boca em Boca, de Emanuel Rosen
13 – As armas da persuasão, Robert Cialdini
14 – Ideias que colam: Por que Algumas Idéias Pegam e Outras Não, Dan Heath
15 – Nunca Almoce Sozinho, Keith Ferrazzi
16 – O Ponto da Virada: Como Pequenas Coisas Podem Fazer uma Grande Diferença, Malcolm Gladwell
17 – Tribos, Seth Godin
18 – Linchpin, Seth Godin
19 – O Último dos Mad Men, Jerry Della Femina
20 – Hooked, Nir Eyal
Aqui vai uma lista de livros sobre branding pelo youtube
https://www.youtube.com/watch?v=m5MJnmMgwc0